23/06/2016 15h12

Idaf capacita servidores do Idurb para ações de regularização fundiária

Nesta quinta-feira (23), servidores do Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb) participaram do curso ministrado pela Seção de Geoprocessamento do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). Os participantes foram capacitados para utilização do QuantumGIS (QGIS), um software livre de geoprocessamento que pode ser usado para manipulação de dados geográficos, vetores e imagens.

De acordo com a chefe da Seção de Geoprocessamento do Idaf, Renata Stelzer Sabaini, a ferramenta será utilizada pelo Idurb para operacionalização do programa “Morar Legal”, especificamente na identificação dos imóveis que carecem de regularização. “O programa visa auxiliar ou atuar diretamente nas ações de regularização fundiária em áreas degradadas, com ocupações irregulares consolidadas em áreas do Estado e auxiliar os municípios com orientação e apoio técnico”, explicou Renata.

O Idaf, por meio do Departamento de Terras e Cartografia, foi convocado a participar do programa, instituído pelo Decreto 3977-R de 02/06/2016, como membro do Comitê de Apoio Técnico Operacional devido ao conhecimento da instituição nas questões de regularização fundiária e cartográficas.

A diretora presidente do Idurb, Caroline Jabour, ressaltou a importância da capacitação para o sucesso do programa. "O uso de ferramentas de geoprocessamento possibilita a interpretação e a criação de dados geográficos e a realização de análises espaciais. Ou seja, a ferramenta é essencial para a realização do Morar Legal", explicou.

QuantumGIS

Diferente de outros Sistemas de Informações Geográficas (SIG), que têm um custo alto, o QGIS é acessível para qualquer pessoa com acesso básico a um computador pessoal. O software permite visualização, edição e análise de dados geográficos, pode ser utilizado para montagem de mapas em diferentes formatos e diferentes utilidades e ainda permite conexão com vários bancos de dados.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação/Idaf

Francine Castro

Tel: (27) 3636-3774 / 9 9946-7504

comunicacao@idaf.es.gov.br

www.idaf.es.gov.br

Microrregião de Águas e Esgoto do ES (MRAE/ES)